O Instituto ATOS  é uma ONG constituída na cidade de Barueri/SP, 100% custeada por meio do voluntariado, e tem como objetivo reduzir a fome e a desnutrição de centenas de pessoas em situação de rua e de famílias em situação de vulnerabilidade.

O seu principal Programa é o ATOS – Agindo contra a fome, onde voluntários produzem e distribuem de 300 a 400 refeições nutritivas e balanceadas, acompanhadas de água potável, todas às terças-feiras nas cidades de Barueri, Carapicuíba e Osasco.

WhatsApp Image 2021-02-17 at 11.08.26.jpeg
ATOS_LG-02.png
3f3859e1-3469-4ea9-8e05-08fd2eeb60d0 2.JPG

Acreditamos que existe comida, porém ela precisa ser distribuída corretamente. E só com alimentação adequada somos capazes de quebrar o abismo da desigualdade social.

NOSSOS PILARES

Inovação & Parcerias:

Garantir a alimentação básica é vital. Buscamos parcerias inovadoras com pequenos produtores, com fornecedores, com bares e restaurantes para evitar sobras e conseguirmos subsidiar as refeições doados para as situações emergenciais e para o desenvolvimento de programas nas comunidades até a sua independência financeira.

Educação para Nutrição:

 

A nutrição é um dos principais pilares do programa. Trabalhamos em parceria com nutricionistas voluntárias para levar conhecimento nutricional e de higiene, garantir o consumo saudável e a consciência do mínimo dos nutrientes necessários para um desenvolvimento de crianças até 5 anos, mulheres gravidas e lactantes. A pesquisa do IBGE mostrou que metade das crianças com até 5 anos no Brasil tem restrição no acesso à alimentação de qualidade.

Igualdade de Gênero:

 

Acreditamos na busca por igualdade de gêneros para acabar com a fome e desnutrição. Dados do IBGE mostram que mais da metade dos domicílios onde há fome no Brasil são chefiados por mulheres. As mulheres muitas vezes ficam em casa por falta de opção de onde deixar os filhos e com isso deixam de ter independência financeira e vivem a fome no dia-a-dia. Por isso o empoderamento da mulher e a garantia de equidade é um pilar estratégico e essencial do programa.

Empreendedorismo na alimentação:

 

Nosso projeto busca capacitar mulheres nas comunidades para o empreendedorismo voltado para a comercialização de refeições, certificadas com selo de qualidade por nossas nutricionistas e que proporcionem renda e independência financeira a elas. Em troca desse investimento, as mulheres do Programa se tornam replicadoras de conhecimento nutricional dentro de suas comunidades, fortalecendo e ampliando nosso pilar de educação, recrutando e capacitando novas mulheres para serem revendedoras autônomas de forma a tornar o programa escalável e impactar o máximo possível de pessoas e famílias dentro da comunidade.

ATOS_CORACAO-01.png